Free! (swimming anime)- JESUS, APAGA A LUZ

Hello people! Como vão? Bem, vou contar uma historinha rapidinha: Eu uso o tumblr direto e a maioria dos tumblrs que eu sigo, são americanos ou de animes. Acontece que um deles é americano sobre animes e eu vi uma imagem de um anime que eu nunca tinha visto mas achei lindo mesmo. (MUITO LINDO MESMO)

Essa imagem que particularmente me chamou a atenção


Então fui procurar mais sobre esse anime que nunca havia visto e achei isso:

Moe reverso? Os nadadores da KyoAni

nadadoreskyoani
KyoAni  (abreviação de Kyoto Animation), estúdio famoso por fazer obras com uma pegada moe, lançou semana passada seu primeiro comercial de 2013  trazendo um grupo de nadadores “se mostrando” para o espectador. O que era para ser um “inocente” comercial com grande fanservice para seu numeroso público feminino, acabou chacoalhando fortemente o mundo otaku.
Os comerciais da KyoAni  já são uma tradição. A cada comercial novo, fãs ficam extasiados com a qualidade de animação e o potencial do que foi apresentado se tornar um anime de fato. Por terem uma maior liberdade de produção, os animadores podem usar sua criatividade para trazer peças interessantíssimas que se limitarão àqueles 30 segundos de duração. Infelizmente, eles não saem disso.
Poderíamos associar aos curtas da Pixar que nos entretém antes dos longa-metragens do estúdio. O último deles, Paperman, também alcançou um enorme sucesso por trazer uma história curta, bem animada, com um excelente roteiro sem falas e que cativou o púbico que assistiu no cinema ou no Youtube.
Mas no caso do anime de “Natação Sexy”, não foi um bom roteiro que chamou a atenção, mas sim o explícito fanservice diferente do modo como estamos acostumados. Diferente porque, simplesmente, não tem como o público alvo os homens, mas sim as mulheres. Pode parecer qualquer coisa, mas significa muito.
O público feminino de animes vem crescendo. O número de otakus mulheres também. As fujoshis, como são conhecidas as otakus que se interessam pelo gênero Yaoi, BL, etc, estão com presença muito mais marcantes em um universo que até pouco tempo era dominado quase que unicamente por homens. A KyoAni resolveu então dar um presente para esse público, mesmo tendo tradição em fazer animes com garotas fofinhas fazendo coisas fofinhas, a mais tradicional caracterização do moe como conhecemos.
O que, provavelmente, o estúdio não esperava, era a repercussão de tal presente. A demonstração de que esse tipo de público cresceu pode ser tirada do fenômeno que foi esse comercial. Bote “the swimming anime” na busca do Tumblr por exemplo e irá entender. A repercussão chegou ao Kotaku, Sankaku Complex (NSFW), Daily Do, Crunchyroll dentre outros. Há, inclusive, uma petição online para que a KyoAni transforme esse comercial em um anime de verdade.

Tal fenômeno deve nos fazer parar para refletir. Há algum tempo, eu escrevi aqui no Anikenkai sobre “o fim do moe” dizendo que era um gênero que dificilment iria “morrer” tão cedo. Mas será que a vitalidade desse gênero está nas mãos desse novo público? Será que estamos falando de um moe reverso, uma reformulação do moe, ou é o mesmo moe que atinge os otakus homens há décadas? Será que essa “nova perspectiva” trará algo de bom para os animes? Muitas perguntas, poucas respostas infelizmente.
Eu acredito que tal fenômeno não é nada mais do que natural. Sim, mulheres assistem anime, e não são poucas. Sim, elas também gostam de comprar. Sim, elas representam um mercado crescente e pouco explorado. Sim, cada vez mais teremos mais animes voltados às mulheres. O reinado dos animes com meninas fofinhas fazendo coisas fofinhas em TODO ANIME EM TODA TEMPORADA está com os dias contados. Ou assim eu espero.

KyoAni anuncia ‘FREE’, seu novo anime… é… aquele de natação!

kyoani_FREE_01
E agora é oficial! O estúdio KyoAni (Kyoto Animation) anunciou seu novo anime nessa madrugada, FREE, com data de estreia já para a temporada de Verão em julho! Tudo indica se tratar daquele comercial com um anime de natação que deixou os otakus em polvorosa em todos o mundo. Ou algo bem próximo dele.
O anime será feito em parceria com o estúdio Animation DO, que já participou como assistente em diversas produções do KyoAni. O diretor estreante Hiroku Otsumu assumirá o projeto ao lado do roteirista-chefe Masahiro Yokotani, que está fazendo um excelente trabalho atualmente com Hataraku Maou-sama. O character design será de Futoshi Nishiya, o mesmo que trabalhou em Hyouka, também do KyoAni.

Conteúdo inteiramente retirado daqui e daqui

Resumindo pros preguiçosos de plantão: A Kyoani é uma empresa que faz animes de muito sucesso. Ela costuma faz er uma espécie de curtas (como os da Pixar). Em vez de fazer um fanservice pros garotos, como o de costume, ele decidiu fazer para as garotas. O que ela não esperou foi a grande repercurssão no mundo inteiro (principalmente com o nosso grande aliado tumblr!). E com a ajuda do Tumblr divulgando toda hora o tal de Swimming Anime (até lá, não tinha nenhum nome) ele virou realmente um anime que se chama Free!.

Esse é o vídeo original:

O anime Free! estreará nesse mesmo ano no verão japonês (pelo que eu sei, é o nosso inverno aqui). 

A internet é tão poderosa a ponto de fazer de um simples curta, virar um anime!  VIVA O TUMBLR! 

E agora... Imagens que eu achei no tumblr!








É isso aí! Eu, COM TODA A CERTEZA, vou acompanhar! E de todos, qual que vocês gostaram mais? Beijos o/


 

8 comentários:

  1. Hm... nenhum me chamou mt atenção, mas eu fico com o Loiro u_u

    ResponderExcluir
  2. Lo, primeiro fiquei sabendo pelo povo doido do Yaoi Home, depois vi no tumblr, e depois procurei o comercial e tal, ai tavam dizendo que mesmo tendo um baita sucesso, não iam lançar nenhum anime ou nada, mais é claro, como fez muito sucesso.. Saiu!! Eu fiquei sabendo pela Blyme yaoi xD
    O de cabelo vermelho/roxo/seila foi quem eu mais gostei rçrçr
    Tipo.. nunca gostei de moe nunca. Eu não consegui terminar de assisitir Tamako Market, eu achei muito sem graça. Então, imagine K-on! Se for ter moe, que tenha mais uma pitada de comédia, eu também não gosto muito de shonen, nem de mahou shoujo....
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, não sei exatamente como se classifica uma coisa moe. Acredito eu que seja alguma coisa muito fofa. Mas, depois de ler esta postagem, eu tive que pensar de novo o que era moe, porque, se eles são moe (que pra mim é gostoso) eu não sei o que é moe.

      Já sei o que é moe. O Barman do Simpsons
      (http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/8/80/Moe_Szyslak.png)

      Bom, dependendo do shonen eu posso gostar ou não. Quer dizer, eu não me importo que tipo de gênero é, contanto que a história seja boa. Tipo, tem uns shonen que pelamordedeus são um saco. Quando a história começa a ficar boa e a progredir... SUPRISE MOTHAFOCA FILLER IS HERE! (nem é uma indireta pra um certo anime chamado Naruto... ) Mas tem outros que a história é tão boa que você não consegue parar de assistir (Tipo Death Note)

      Mas quando a coisa é Mahou Shoujo aí já é diferente. Sabe, é sempre a mesma coisa: Monstro aparece, transformação de 5m, bla bla bla, morre, monstro: #partiu e créditos. Mas alguns mahou shoujos eu amo muito como Sakura Card Captor! Pode até ser a mesma coisa que eu falei, mas eu adoro mesmo assim. Ou Mahou Shoujo Madoka Magika (ou Puella Magi Madoka Magica). Pode até parecer outro mahou shoujo qualquer, mas você estará muito enganada.

      ENFIM, eu acho que já falei muito. Beijos o/

      Excluir
  3. Agora eu não sei se é Yaoi ou não.Só acho o gênero como esportes /bishounen.Queria saber porque meu irmão disse que vai ver...aí imagine se for Yaoi ?uahuahauha' ele vai ficar p..da vida comigo.
    Adoro todos os personagens mas o que eu mais gosto é do Makoto ,acho o jeito dele tão fofo !!!
    Agora ,não se sabe quanto episódio terá ,já que não tem o mangá do anime.Talvez seja um anime curto.

    Se alguém sabe me responder se é Yaoi mesmo ,me digam pls.Pelo menos previno meu irmão de ver.Imagine só ,fazer com que o irmão veja Yaoi.Kkkkk' ,apesar de que adoro. xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu tenho quase certeza que esse anime não é yaoi, mas como ele é voltado para o público feminino (e a maioria delas são fujoshis) elas costumam "juntar" os personagens em casais e isso acaba com a imagem de vários animes, como Hetalia. Não estou dizendo que é ruim (porque eu também faço muito isso ^-^") mas as pessoas acabam pensando em outra coisa. E como esse anime é sobre amizade entre garotos, o pessoal já vai pensando que eles já vão se pegar e tal.

      Resumindo: Eu não acho que é um yaoi. Pode até ser que aconteça um shounen ai mas não da pra saber de nada, porque, como você disse, não tem mangá, então é tudo uma surpresa. Então, por enquanto, pode falar pro seu irmão que ele pode assistir de boa. Mas se rolar yaoi, aí se vê a reação dele kkkkkk

      Ah, eu tava lendo por aí e parece que vai ter uns 13 episódios.

      Volte Sempre! o/

      Excluir
  4. meu anime preferido é k-on mas to adorando esse anime! e acho q corresponderia assim: mio=haruka/ ritsu=rin/ yui= nagisa/ mugi= makoto/ azusa=rei >< bjoo!

    ResponderExcluir

Postem o que acham da post, de dicas ou o que quiserem.
Menos conteúdos feios (vocês sabem do que eu to falando, seus safadinhos). :b