Review: Koe no Katachi















Olá galerinha! Há quanto tempo não é mesmo? Ha ha ha... me desculpem, mas eu sempre volto! Yey!
Enfim, hoje vim para escrever sobre uma das histórias mais bonitas que tive o prazer de ler: Koe no Katachi! Eu sei que tem o nome "review" no título, porém não me julgo uma profissional ou uma pessoa que presta muito atenção a detalhes e aos próprios personagens (e pelo fato de eu ter lido o mangá a cerca de um ano ou dois) a ponto de dar uma boa opinião sobre a obra. Então levem essa review (que é mais sobre a obra em si do que minha opinião) como se fosse de um amigo que está te indicando um mangá novo!  AVISO: CONTÉM SPOILERS



Se você fosse praticasse bullying, teria a coragem de tentar mudar? Se você fosse uma vítima, perdoaria quem te perturbou tanto?

Koe no Katachi, A Silent Voice (uma voz silenciosa) ou The Shape of Voice (a forma da voz) é um mangá de drama que foi serializado na Shounen Magazine Weekly (revista renomada com muitos títulos famosos como Fairy Tail, GTO, Nanatsu no Taizai entre outros) que teve 64 capítulos com 7 volumes completos.

Enredo
O mangá conta a história de Ishida Shouya, um rapaz que sempre procurava jeitos novos e diferentes para acabar com o tédio (como pular de pontes, por exemplo). Um dia, uma aluna nova entra em sua sala e se apresenta de uma forma peculiar. A garota Nishimiya Shoko é surda, e se comunica com todos através de um caderno, o que deixa Ishida muito irritado.
"Eu sou surda"
A história continua com diversos momentos em que Ishida perturba a garota tirando sarro pelo fato de não conseguir ouvir, gritando no ouvido dela, caçoando pelas suas costas, excluindo a da turma. Ishida fica ainda mais irritado pelo fato da garota "atrasar" o desempenho da sala pelo fato de não conseguir entender sempre o que o professor fala e fazendo diversas perguntas por esse motivo.

"Me empreste isso por um momento"
O bullying começa a fica mais pesado quando Ishida convence todos de sua sala a fazerem o mesmo que ele. Aparelhos auditivos da garota eram quebrados, jogados fora pelas crianças o que leva até mesmo a mãe de Shoko a suspeitar que alguma coisa estava acontecendo.

O ápice do bullying acontece no momento em que Ishida se aborrece pelo fato de Shoko não se impor em nenhum momento pelo fato de estar sofrendo o bullying o que culminou em uma luta entre as duas crianças que acaba com Shoko sendo transferida para uma nova escola.

Depois do ocorrido, Ishida começa a se tornar a nova vítima do bullying da sala e finalmente percebe o mal que tinha feito a sua antiga colega. A partir daí, começa o caminho de redenção de Ishida para ser perdoado por Shoko, em que 5 anos se passaram e Ishida não possui amigos e aprendeu até a língua de sinais para poder se comunicar com a garota de alguma forma.

Nós assistimos Ishida enquanto ele arruinava a sua vida mas também observamos ele tentando reconstruí-la novamente.


Ishida se reencontra com Shoko e temos uma cena linda
 Assim começa uma linda história de amizade/amor e, principalmente, de perdão.

Cena remetendo quando eram crianças

A história continua com a vida de Ishida mudando aos poucos, em que ele aprende a se aceitar e aceitar os outros. Ishida tem um problema de ver todas as pessoas que não lhe importam com um grande "X" no rosto delas, contudo, vai mudando essa situação depois de fazer amigos.

Personagens principais

Ishida Shouya

Ishida viveu uma vida de "lobo solitário" depois de ser culpado pelo bullying de  Shoko durante a escola primária. Seis anos depois, depois de conhecer Nishimiya novamente e fazer amizade com ela, ele começa a reunir novos amigos, juntamente com os velhos que ele teve durante a escola secundária. Apesar das mudanças em sua vida, Ishida ainda luta para compensar o que fez no passado.






Nishimiya Shouko

Enquanto Shouko pode não ser completamente surda (dado os aparelhos auditivos que ela possui em
ambos os ouvidos), sua perda auditiva é bastante drástica até o ponto em que ela pode ser considerada clinicamente deficiente. Shouko é uma pessoa muito "de boas" e é capaz de perdoar rapidamente os outros, como fez com Shouya; o valentão de sua infância. Ela é um tanto inocente e não se vê como uma pessoa especial que precisa de pena. Shouko também não é de ficar brava e chorar, pois sofre uma vida dolorosa; com a mãe a deixando de lado junto com a avó para essa cuidar dela e de sua irmã.

Shouko se importa profundamente com aqueles que a rodeiam e, em vez de culpar o mundo e as pessoas que a machucaram, ela se culpa. Foi claramente afirmado que Shouko se odeia e teme que ela seja inútil. Ela sabe que ela tem sido um fardo para Naoka como colega de classe e tenta reconectar seus laços e ajuda-lo e ajudar a tudo o que ela "contaminou".


Personagens secundários

Nagatsuka Tomohiro


Ele é a primeira pessoa que fala com Ishida como igual, e é rápido em chamá-lo de melhor amigo. Ele também é a primeira pessoa a perder o "X", significando a confiança de Ishida.



Yuzuru Nishimiya

Yuzuru é a irmã mais nova de Nishimiya Shoko. Ela é uma estudante da 9ª série, mas raramente frequenta.

Ela ajuda Shouko a lidar com os agressores na escola, bem como as decisões contundentes de sua mãe em relação à proteção de Shouko. Ela não tem um bom relacionamento com sua mãe, mas é ligada a sua avó. Seu hobby é tirar fotos de animais mortos, com a intenção de mostrar a sua irmã como a morte é horrível. A intenção é de desencorajar sua irmã de se matar.

Ueno Naoka

Era colega de classe de Ishida na escola primária e sentava-se ao lado dele. Ela costumava ser a amiga mais próxima de Ishida, até ela se negar em fazer parte de ajudar Ishida a fazer bullying com Shouko.

Ueno é uma pessoa bastante contundente e direta, sendo grosseira e franca com as pessoas que ela não gosta, especialmente com Shouko. Ueno, sendo a "tsundere tradicional", mostrou ser insensível com muitos dos personagens, embora admita isso. Ela também é conhecida por ser um pouco imprudente com suas decisões, e recorrerá a violência de forma bastante rápida. Ela muitas vezes mostra remorso após essas explosões violentas, e até admite suas ações, mas hesita em mudar.

Também é sugerido mais de uma vez que ela tem uma paixão por Ishida, o personagem principal.

Kawai Miki

Kawai atua como uma menina responsável, geralmente assumindo o papel de líder, seja na aula ou em uma pequena viagem com amigos. Ela também age amável e educadamente ao ajudar seus colegas de classe. No entanto, em momentos difíceis ela pode agir rudemente e dizer comentários ruins sobre as pessoas. Ela é a única que é capaz de dizer a Ueno quando ela está indo longe de mais.

Pode-se afirmar que ela tem uma paixão por Satoshi, concordando constantemente com as coisas que ele faz.

Sahara Miyko


Na escola primária, ela era uma única disposta a aprender linguagem de sinais por causa de Shouko. Sahara é uma pessoa gentil com a maioria dos personagens. Muitas vezes ela conversa com Shoko e sempre sai com ela, inclusive indo para um karaokê, apesar de Nishimiya não cantar muito bem.



Mashiba Satoshi

Mashiba é um menino que se interessa e se junta ao grupo de amigos de Ishida Shouya ao saber que estão fazendo um filme. Ele está ansioso para ser o ator principal e é considerado bonito e talentoso o suficiente para fazê-lo. Mashiba era solitário quando criança e as outras crianças o intimidavam. Agora, ele é completamente intolerante aos valentões de qualquer forma, e, em geral, ele é calmo, porém, rege violentamente a qualquer ato de bullying que vê.




Filme
O filme de Koe no Katachi é um dos filmes que não tive o prazer de assistir, mas ainda sim pretendo.
É uma adaptação da série de mangás pela Kyoto Animation. Foi lançado em 17 de setembro de 2016.

Trailer do filme

Considerações Finais
Resultado de imagem para koe no katachi cosplay
Koe no Katachi é uma história linda. São abordados diversos temas como: como o bullying afeta a vida (tanto uma pessoa que sofre como uma de quem pratica), de amizade, perdão, um novo amor, deficiência.. ENFIM, mostra o processo de crescer, se tornar adulto e, principalmente, se tornar uma pessoa melhor. Por favor, do fundo do meu heart, se vocês tiverem a oportunidade de assistir ou ler essa obra maravilhosa, leiam! Não assisti o filme para poder opinar, mas vendo algumas cenas, sei que é muito bem dublado, tem uma trilha sonora bonita e não preciso nem dizer que É LINDO PRA CARALHO OLHA ESSE GIF KYO ANIMATION ME BEIJA.

Gostaria de deixar alguns links de matérias, mangás, filme, etc de Koe no Katachi
Koe no Katachi (A Silent Voice): Shot Composition: matéria em inglês falando sobre as composições de cenas do filme, como elas criam sentimentos e imersões.
Koe no Katachi: Mangá em Português para comprar: o mangá está sendo publicado aqui no Brasil pela NewPop e no momento foram publicados 4 volumes.
Koe no Katachi - O LINDO ANIME DA GAROTA SURDA / Impressões: ótimo vídeo do canal Intoxi Anime contando um pouco mais da história do filme.
Koe no Katachi - Filme Online: Filme online HD 1080p legendado.. quer mais alguma coisa?
Koe no Katachi - Mangá Online: ;D

Links de referências
My Anime List - Koe no Katachi / My Anime List: Cryptic- Senpai Review (perfil) / Koe no Katachi Wiki

Me desculpem se no futuro algum link não funcionar mais ou não existir mais a página! Desculpem também se a postagem ficou visualmente feia, tentei meu máximo concertar e deixar tudo certo e bonito mas como o blogger atualizou, fica difícil postar as coisas por aqui (além do mais tem uns dois anos que não posto nada, então perdi o jeito)

Pra fechar, os barulhinhos que a Shouko faz (a coisa mais fofa desse mundo)


Crianças, por favor, respeitem os outros e se amem mais! Paz no coração de vocês e feliz 2018!

0 comentários:

Postar um comentário

Postem o que acham da post, de dicas ou o que quiserem.
Menos conteúdos feios (vocês sabem do que eu to falando, seus safadinhos). :b